Aqui vai uma postagem para uma amiga que devide comigo, entre muitas outras coisas, o gosto pela boa leitura. Escolhi esta porque, sem duvida que tu Couteiro, vais saber dar-lhe o sentido grandioso e especial que eu dou tambem.
Delicia-te, então!
Adeus
Ja gastamos as palavras pela rua, meu amor, e o que nos ficou nao chega para afastar o frio de quatro paredes. Gastamos tudo menos o silêncio. Gastamos os olhos com o sal das lagrimas, gastamos as mao a forca de as apertarmos, gastamos o relogio e as pedras das esquinas em esperas inuteis.
Meto as maos nas algibeiras e nao encontro nada. Antigamente tinhamos tanto para dar um ao outro! Era como se todas as coisas fossem minhas: quanto mais te dava mais tinha para te dar.
As vezes tu dizias: os teus olhos sao peixes verdes! e eu acreditava. Acreditava, porque ao teu lado todas as coisas eram possiveis. Mas isso era no tempo dos segredos, no tempo em que o teu corpo era um aquario, no tempo em que os meus olhos eram peixes verdes. Hoje sao apenas os meus olhos. E pouco, mas e verdade, uns olhos como todos os outros.
Ja gastamos as palavras. Quando agora digo: meu amor..., ja se nao passa absolutamente nada. E no entanto, antes das palavras gastas, tenho a certeza de que todas as coisas estremeciam so de murmurar o teu nome no silencio do meu coração. Nao temos ja nada para dar. Dentro de ti nao ha nada que me peca agua. O passado e inutil como um trapo. E ja te disse: as palavras estao gastas. Adeus.
Eugénio de Andrade
2 comentários:
Em primeiro lugar, fiquei muito contente por me ter dedicado um post, mas fiquei ainda mais contente por ter sido um texto de Eugénio de Andrade.
Beijinho e obrigada
Ola querida amiga,
Agradeço a homenagem que fazes a todos os pais, mas de certeza que se não fossem todas as maes do mundo os pais não existiriam. O meu gosto pela literatura é pouco, mas quem sabe um dia não leio esses grandes autores Rsssssssssssssssssssss.
Deixo um beijo da Eva para ti e de mim para ti aquele abraço cheio de carinho e amizade. deste teu amigo
Antonio
Enviar um comentário